Muitas vezes achamos que temos tudo nas mãos, o controle sobre nossos amigos, sobre os namorados, sobre os filhos, sobre as decisões ao nosso redor. Porém, isso nos faz entrar numa fantasia de que tudo depende de nós e se algo não vai bem, isso também é nossa culpa. Mas, todos tem o livre arbítrio e como tu vai lidar com isso? O livre arbítrio é dado para cada ser humano, para fazer dele o que bem entender.
LIVRE: desprendido, absolvido; não sujeito a autoridade, controle, interferência, restrição, condições estorvantes etc.
ARBÍTRIO: determinação dependente apenas da vontade; poder; faculdade de decidir, de escolher.
Se tu não superar o fato de que cada ser é independente e único, tu continuará sofrendo. Chega uma etapa nas relações, que não há mais nada a ser feito. Essa é a hora de recuar, tirar o exército da luta e aceitar que a partir dali, não depende mais de ti, mas sim do outro. Só que o outro, é uma pessoa diferente de ti, ele tem outras ideias, crenças, aprendizados e experiências para viver.
Então tu tem que conseguir seguir apenas observando o outro, amparando, ajudando e entendendo que ele já não vai mudar com tuas interferências, já não precisa mais de ti pra servir de muleta, de guia. O outro está pronto, graças ao pequeno espaço de aprendizagem na vida dele que tu serviu de professor, amigo e protetor. Agora é caminhar do lado, só resta isso. É se orgulhar que aquele que tu cuidou com tanto carinho, agora anda sozinho, faz as próprias escolhas. Tu não deve chorar, tu deve sorrir e assim seguir.